• Currently 3.12/5

Rating: 3.1/5 (943 votos)

ONLINE
2


Partilhe esta Página

 

super bowl 2021

27 - Curso Biblico pelo WhatsApp
27 - Curso Biblico pelo WhatsApp

 

RayOlá, seja bem-vindo e bem-vinda!

 

Estamos vivendo tempos difíceis em meio à pandemia de coronavírus COVID-19 e o momento exige perseverança, atenção e muita solidariedade. O aumento diário do número de casos da doença no Brasil e no mundo assusta a todos e todas e vem mudando drasticamente nossas rotinas – sociais, profissionais, religiosas e familiares.

 

Para atravessar este momento delicado, a nossa reinvenção se torna um ingrediente fundamental e indispensável. Se assumirmos nossas responsabilidades, e cuidarmos uns dos outros, poderemos superar essa imensa adversidade que a todos ameaça.

 

Eu sou Pe. Ray,  religioso da Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses   CRL  e há quase 15 anos atuo  como assessor a serviço do povo de Deus desenvolvendo uma leitura exegética comunitária, ecumênica e popular da Bíblia, fornecendo elementos para as pessoas interessadas se apropriar do método histórico-crítico e sociológico, tornando-as autônomas no trabalho com o texto bíblico.

 

O tempo que estamos vivendo é tempo de mudança e precisamos nos adaptar, às novas formas de viver e experienciar o sagrado. Tem quem diz que: “A Igreja não é o templo, mas são as pessoas. A Igreja não parou e nem fechou, mas está viva”, e eu concordo plenamente. 

 

O uso das redes sociais é uma dessas mudanças que estamos adaptando e integrando em nossas vidas. O Papa Francisco, disse numa mensagem por ocasião do Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica, que a Internet, as redes sociais e as mensagens de texto são “um dom de Deus” se usados com sabedoria e são formas de comunicação plenamente humanas”,  porém, tenho notado que nem todas pessoas têm acesso a uma internet de qualidade e que suporta as plataformas virtuais como o Zoom, Google Meet, Teams e tantas outras disponíveis, excluindo-as de qualquer forma de participação e formação virtual. 

 

Visto que o  WhatsApp está presente em 98% dos smartphones no Brasil e mudou a maneira de nos comunicar, desenvolvi um método de Estudo Bíblico, simples e prático através deste aplicativo como forma de incluir os excluídos digitalmente. O procedimento vai além da facilidade de estudar em casa ou qualquer outro lugar, horário e dia, sem precisar frequentar salas virtuais cansativas com conexões de péssima qualidade caindo a todo instante. 

 

Eis os cursos que estou desenvolvendo.  

 

Curso 1: Entendendo o livro do Deuteronômio https://leituraorante.comunidades.net/curso-1-entendendo-o-livro-do-deuteronomio

Curso 2: Entendendo a 1ª Carta de João (em preparação)

Curso 3: Entendendo o Livro da Sabedoria (em preparação)

Curso 4: Entendendo a 1ª Carta aos Tessalonicenses (em preparação)

Curso 5: Entendendo a Carta aos Gálatas (em preparação)

 

1º Passo: Ao escolher o curso, clicando no link ao lado, a pessoa será direcionada a uma página onde obterá  todas as informações a respeito do curso desejado e como fazer a  a inscrição.

 

2º Passo: Ao fazer a  inscrição preenchendo o formulário colocando os dados pessoais e principalmente o endereço e o número do WhatsApp, pois será por meio dele que a pessoa será adicionada a um Grupo de Estudo e receberá todo o conteúdo do curso: PowerPoint, PDF, Vídeos... e por onde irá interagir com o grupo e o orientador, fazendo perguntas e tirado dúvidas. 

 

3º Passo: Ao enviar o formulário surgirá: Mensagem enviada com Sucesso! e o formulário surgirá novamente. Essa etapa poderá ser ignorada, pois é uma falha do sistema e estou tentando solucionar, porém nesta página a pessoa encontrará a chave Pix e conta do Mercado Pago como opções para contribuir com as despesas do Curso e o recebimento do livro de estudo. 

             

4º Passo:  Por enquanto somente o Curso sobre o Deuteronômio, tema do mês bíblico de 2020, está disponível, mas já estou trabalhando para disponibilizar outros cursos,  principalmente a Carta aos Gálatas, tema escolhido pela CNBB para o Mês Bíblico 2021. 

 

Bem, em linhas gerais é isso! Gostou? Este trabalho só terá sucesso graças aos recursos se houver apoio e de pessoas interessadas em realizar o estudo e pessoas interessadas em ser "amigo cooperador ou amiga cooperadora" entusiasta na difusão da Palavra de Deus, apoiando com as orações ou recurso financeiro. Neste momento difícil, essa ajuda é ainda mais importante. O processo de apoio financeiro é o mesmo da inscrição. Os interessados devem preencher o formulário com todos os seus dados e no campo "Assunto da Mensagem" dizer que deseja ser "um amigo cooperador ou amiga cooperadora" do projeto. Posso contar com você?

 

Agora que você já conhece o projeto na sua integra só lhe falta uma coisa: participar da 1ª Aula e se gostar, compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário, ele será de grande valor para mim e para quem já esta experimentando este método de estudo. 

 

Desde já muito obrigado.

 

Pe.Ray, Crl