Translate this Page
  • Currently 3.40/5

Rating: 3.4/5 (581 votos)

ONLINE
3





Partilhe esta Página


1ª Carta de João
1ª Carta de João

CURSO BIBLICO ONLINE SOBRE A 1ª CARTA DE JOÃO

“Permanecei no meu amor para dar muitos frutos” – Entendendo o Evangelho de João


 

Bem vindos, amigos e amigas.

Estou muito feliz por você ter demonstrado  interesse em fazer o curso biblico online sobre a 1ª Carta  do discípulo amado às primeiras comunidades cristãs, a nós e às comunidades cristãs da atualidade.

Pe.Ray

A primeira carta de João  insiste no amor fraterno, na comunhão com o irmão, com a irmã como a base  para o  relacionamento com Deus: “Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus” (4,7).

 

   É pelo amor que nos tomamos filhas e filhos de Deus. Ele nos amou primeiro e por isso envia seu Filho para nos livrar da realidade de injustiça. E muito oportuno reler a primeira carta de João nos tempos atuais. É um convite permanente a vivenciar o amor, que se traduz em gestos concretos. Neste subsídio, apresentamos uma introdução e cinco encontros, seguidos de orientações para o aprofundamento.

 

Eis a nossa proposta:

 

Primeira aula: Os destinatários e sua situação: Quando alguém escreve alguma coisa, sempre tem na frente algum destinatário. Não se escreve sem pensar em destinatários. E quem escreve, quer comunicar algo. Isso faz parte da natureza da linguagem escrita. Para quem não escreveu o texto e quer entender melhor o recado do autor, é fundamental entender a situação dos destinatários.  Portanto, entrando na 1ª Carta de João, a gente deve se perguntar.  Quem são os destinatários da carta? Onde viviam? Em que situação viviam? Quais problemas e desafios estavam enfrentando? Quais os recados que o autor quer passar? Por que esses recados? Como eles são passados?  1ª Aula: Os destinatarios e sua situacao

 

Segunda aula: Jesus, o Messias encarnado, nos purifica de todo o pecado (1,5-2,2). Diante da dificul­dade de alguns membros aceitarem Jesus feito carne, o autor enfatiza que Jesus Cristo é o Messias e ele entrega a sua vida pela salvação do ser humano. Ele se faz pessoa! E a única forma de entrar em comunhão com Deus é aceitar Jesus Cristo, o Messias, e amar o próximo. Jesus, o Servo de Deus, purifica-nos de todo o pecado - da realidade de injustiça - e nos convoca para assumirmos o projeto de Deus, vivenciado por Jesus: amar até o fim. 2ª Aula: Jesus o messias encarnado 

 

A primeira carta de João tem como eixo central a confissão de que Jesus é o Filho de Deus: “Quem confes­sa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus” (4,15). Trata-se de uma carta para ser lida, rezada, meditada, contemplada, pois o Amor é um processo permanente em nossa vida e sempre novo. Amor e conhecimento de Deus são inseparáveis. E amando que Deus permanece conosco! A1ª carta de Joãomemo-nos: condição para operar a realidade de morte.

 

Terceira  aula: Não amar o mundo: a realidade do mal (2,12-17). O mundo é aqui entendido como forças de oposição ao projeto do Deus-Amor. Nesse encontro, refletimos a realidade do amor de Jesus Cristo como caminho que nos leva ao Pai. Com um pé no chão da vida das primeiras comunidades e outro em nossas co­munidades, vamos olhar nossa realidade: de um lado, luxo e riqueza, de outro, miséria, exploração, corrupção c morte. É esse chão que nos interpela para vivermos o compromisso profético. 3ª-aula-jesus-o-verbo-encarnado

 

Quarta  aula: Discernir os sinais do verdadeiro Espírito (4,1-6). Quem é de Deus reconhece Jesus Cristo. Essa confissão implica em ir além do assistencialismo e comprometer-se com a construção de uma sociedade justa e solidária em oposição às realidades que negam a vida do ser humano. Negar Jesus Cristo é rejeitar o pró­prio Deus. Qual a resposta que podemos dar à pergunta se somos de Deus? Nossa fala, escuta e ação revelam a nossa origem.

 

Quinta aula: O amor faz a vida ressurgir (3,11- 24). O apelo ao amor fraterno é incisivo. Nessa carta, não se pede amor a Deus, mas sim ao irmão. Um amor concreto que nos move à compaixão e à solidariedade, em especial com as pessoas pobres e oprimidas. O amor de Deus não está presente na pessoa que se fecha ao seu próximo. “Quem não ama permanece na morte” (3,14b). Somos chamados e chamadas a fortalecer nossa fé em Jesus encarnado e no amor mútuo.

 

Sexta aula: Deus é amor (4,7-5,4). E fun­damental compreender a realidade do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo encarnado. No centro da vida cristã, está o amor, e a nossa confissão de fé deve nos impulsionar para o serviço às pessoas necessitadas. Amar e ser amado nos toma participantes da essência divina. Não tem sentido uma religião centrada numa fé individualista e no cumprimento de rituais, desligada da vida. A ideologia que sustenta o poder e a opressão é contrária ao evangelho de Jesus, o Messias encarnado, que assume a causa da justiça até à entrega da própria vida e nos convoca a seguir o mesmo caminho.

 

Assista o vídeo abaixo.

 

 

Lembretes para as aulas.

 

1) Imprima suas aulas se desejar e  tenha um caderno para fazer as suas anotações.

 

2) Tenha uma bíblia e leia as citações. 

 

3) Compartilhe as suas descobertas, bem como os seus questionamentos e dúvidas, na caixa de comentários logo abaixo das lições e também poderá interagir com os demais alunos, comentando e respondendo as perguntas e questionamentos deles.

 

4) Você poderá fazer o curso gratuitamente, porém se desejar colaborar com algum valor, sinta-se a vontade e desde já agradeço e no final do curso enviarei  pelos correios, o livro do Centro Bíblico Verbo: “Permanecei no meu amor para dar muitos frutos” – Entendendo a 1ª Carta de João. 

 

5) O depósito poderá ser feito em nome de Cônegos Regulares Lateranenses – Ag: 2391 – C/c: 0045688-8, depois tire uma foto do comprovante de depósito e envie  para o meu WhatsApp  11 973201878

 

6) Agora, use a caixa de comentários, logo abaixo e se apresente aos demais cursistas. Digite seu nome, onde mora e o que espera desse curso depois vá para a primeira aula  acessando: 1ª Aula: Os destinatarios e sua situacao

 

Desejo a todos e a todas vocês um bom curso!

 

Pe. Ray – Crl