Inicialmente, não havia uma formulação sistemática do método, era a própria Tradição quese transmitia de geração em geração. No século XII, Guigo, um monge, intuiu e sistematizou o
processo de escuta e assimilação da palavra de Deus em quatro etapas ou degraus: Leitura, meditação, oração, contemplação.
A partir do século XIII houve um grande período emque a bíblia foi banida da vida da Igreja. Com isso, o método da leitura orante não foi mais transmitido e deixou de ser uma referência para a vida de fé no cotidiano das pessoas. Graças ao movimento bíblico antes do Concilio Vaticano II que culminou na Dei Verbum, e graças à reforma litúrgica com a introdução da língua falada pelo povo e dos lecionários, o exílio da Palavra foi interrompido. Sobre o Método da Leitura Orante a própria Dei Verbum o recomenda com grande insistência. Assim ela reapareceu no meio das comunidades por meio da leitura popular da Bíblia, começou a ser cultivada nas comunidades religiosas e foi retomada com mais intensidade pelos monges e monjas, reconhecidos historicamente como seus guardiões
Contudo, em geral, o uso da Palavra na liturgia e mais especificamente nas homilias, bem como na meditação pessoal de tantas pessoas que buscam aprofundar seu caminho de fé, não deixa de causar certa preocupação. A avalanche de roteiros homiléticos, nem sempre
resultante de uma leitura assídua e pessoal, muitas vezes, forçando a atualização imediata, favorece certa passividade diante dos textos propostos, dispensando ministros/as e assembleia de um esforço pessoal necessário para chegar a uma compreensão mais profunda da palavra de Deus. Se o anúncio do(a) leitor(a) ou pregador(a) não passou pelo crivo da meditação pessoal em sua sequência de leitura, meditação e oração, dificilmente a assembleia será tocada pela Palavra, que é viva e eficaz e não volta sem produzir o seu fruto.
Alegramo-nos hoje com as perspectivas que se abriram a partir do documento de Aparecida (2007); das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Igreja do Brasil (2008-2010); e do sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja (2008) que nos chamam a atenção para a necessidade de uma leitura contínua e assídua da Bíblia apontando a Lectio Divina como método mais eficaz para ler e compreender a Sagrada Escritura. Neste sentido relembramos a seguir os passos do método. Antes de tudo, é importante ir para a leitura tendo o texto escolhido. Não é aconselhado abrir a bíblia aleatoriamente nem passar de um texto a outro, mas de fixar-se em determinado trecho. O lecionário cotidiano oferece um guia precioso neste sentido. Muito recomendada também é a leitura contínua de um livro da Escritura, de preferência seguindo o ano litúrgico, por exemplo, o livro de Isaías no advento, ou o evangelho de Marcos no tempo comum do ano B e assim por diante.
Esse método possui quatro degraus: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.
Nem sempre é fácil distinguir um do outro. Por exemplo, o que alguns autores afirmam da leitura, outros o atribuem à meditação, e assim por diante. A causa desta falta de clareza está na própria natureza da Lectio Divina. Trata-se de um processo dinâmico de leitura, em que as várias etapas nascem uma da outra. É como a passagem da noite para o dia. Na hora do amanhecer, alguns dizem: "Ê noite ainda!" Outros dizem: "O dia já chegou!" Além disso, trata-se de quatro atitudes permanentes.
A atitude da leitura, por exemplo, continua também durante a meditação. As quatro atitudes existem e atuam juntas, durante todo o processo da Lectio Divina, embora em intensidade diferente conforme o degrau em que a pessoa ou a comunidade se encontra. O importante, nesta nossa reflexão, é que apareçam as características principais de cada uma dessas quatro atitudes que, juntas, integram a Lectio Divina.
Navegue nas páginas seguintes, saiba a origem e pratique esse método.
1- Origem da Lectio Divina: https://leituraorante.comunidades.net/origem-do-metodo-da-lectio-divina
2- Leitura: https://leituraorante.comunidades.net/1-passo-leitura
3 -Meditação: https://leituraorante.comunidades.net/2-passo-meditacao
4- Oração: https://leituraorante.comunidades.net/3-passo-oracao
5- Contemplação: https://leituraorante.comunidades.net/4-passo-contemplacao
6- MATEUS 9,36-10,1-8 https://leituraorante.comunidades.net/1-leitura-orante-de-mateus-936-101-8
7- Mt 14,22-23: https://leituraorante.comunidades.net/2-mt-1422-23-a-oracao-na-vida-de-jesus
8- 1Rs 17,1-24: https://leituraorante.comunidades.net/leitura-orante-1rs-171-24
9-Mt 19,16-22: https://leituraorante.comunidades.net/leitura-orante-o-jovem-rico-mt-1916-22
10- 1Cor 12.12-31: https://leituraorante.comunidades.net/unidade-na-diversidade-1cor-1212-31
11- Salmo 23:https://leituraorante.comunidades.net/leitura-orante-do-salmo-23-o-senhor-e-o-meu-pasto